Com o elevado número de bacharéis e um número crescente de advogados inscritos na OAB, surge a necessidade do profissional atuar em um nicho específico para poder se destacar. Conforme uma pesquisa realizada, o Brasil no ano de 2018 atingiria a marca de um milhão de advogados. Provavelmente, atualmente, a marca já deve estar superada.
Áreas tradicionais como o Direito Civil, Criminal e Trabalhista já estão saturados e para quem está ingressando e deseja se destacar rapidamente, a escolha dessas áreas pode representar um custoso tempo e baixa rentabilidade do escritório. As áreas tradicionalmente estudadas durante a formação do profissional do Direito nas faculdades, parecem que estão com os dias contados. A hiperespecialização (escolha de um nicho buscando solucionar temas específicos dos clientes) é uma tendência para quem quer se destacar da elevada concorrência de áreas tradicionais.
Entre os nichos promissores na Área do Direito e que não possuem elevada concorrência, temos a área do Direito Médico e da Saúde, sendo, inclusive, poucas as opções de especialização na referida área.
Para quem está entrando agora no mercado, aproveitar essas importantes mudanças que estão ocorrendo são um diferencial, já os mais antigos e experientes, devem se adaptar para manterem-se no mercado.
O perfil ideal do advogado de nicho é aquele que solucione os problemas dos clientes, mas para isso primeiramente o profissional deve ter conhecimento da área em que quer resolver os problemas.
Atuar em um nicho sem o devido conhecimento pode ser penoso para os clientes que sofrerão com a inexperiência e desconhecimento técnico do advogado.
O importante para ser um bom profissional é gerar valor para o seu cliente, trazendo soluções sob medida às necessidades do mesmo, sendo necessário muito estudo da situação pelo profissional para dar as melhores explicações e o melhor acompanhamento do caso.
Buscamos com esse artigo explanar, de maneira rápida sobre a constante mudança do Direito e como os profissionais devem se portar frente às alterações.